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Projetos Educacionais

ESCOLA ESTADUAL FREI LEOPOLDO DE CASTELNUOVO 
PROJETO FEIRA DE CONHECIMENTOS 2013 

 TEMA: Livre 
 EQUIPE RESPONSÁVEL: 
 Escola Celina: Mara
 Escola Maria Carolina: Wilza 
 Escola Totonho: Ivete, Ana Alice 
 Escola Frei Leopoldo Matutino: Salvina/AdrianaCerqueira 
 Escola Frei Leopoldo Vespertino: Luisa, Cristina 
 Escola Frei Leopoldo Noturno: Adriana, Margarida 

1 - JUSTIFICATIVA

      A Feira de Conhecimentos, já tradicionalmente realizada na Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo, é de caráter interdisciplinar, deixando livre para o aluno e seus professores orientadores a escolha do tema, dentro das diversas áreas de conhecimento, e o trabalho a ser apresentado, afim de que possam mostrar neste espaço, a sua capacidade criativa, bem como, manifestar suas preferências curriculares. Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas fornecem uma sólida base, porém, assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender Matemática temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo ocorre com as ciências, português, entre outras áreas. Assim, a Escola amplia a oferta de saberes, sonda aptidões, descobre talentos, com total amplitude de opções.

2 - FINALIDADE

      Diante da necessidade de ampliar a concepção de Educação apontada no Art. 1º da LDB 9394/96 , parecer 05/97, de que a “escola não é o único lugar de conhecimento” , e entendendo que a educação é um processo formativo que se desenvolve durante toda a vida e que se dá na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, movimentos sociais e outros. A Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo abre este espaço para oportunizar maior liberdade na busca de conhecimentos , bem como expressá-los.

3 - OBJETIVOS GERAIS

 3-1- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe
 3-2- Propiciar o prazer de estudar e de construir o seu próprio conhecimento
 3.3- Promover a troca de conhecimentos
 3.4- Estimular o espírito da investigação científica
 3.5- Formar alianças entre Escola/ família/ Comunidade.
 3.6- Descobrir e conduzir lideranças
 3.7- Despertar o espírito da autocrítica sem autopunição
 3.8 Desenvolver a capacidade de criar, fazer inovações, produzir novos trabalhos
 3.9 Mostrar a toda a comunidade os valores e o potencial dos educandos.
 3.10 Realizar pesquisas de campo.
 3.11 Descobrir talentos
 3.12 Desenvolver a capacidade inventiva e investigativa para despertar vocações

4 - ABRANGÊNCIA

      O projeto abrange as quatro unidades escolares Frei Leopoldo e toda a comunidade escolar conforme cronograma e sistemática operacional abaixo.

5 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

      Abril - Apresentação do projeto ao pessoal docentes e técnico-administrativos . Apreciação e modificações. Apresentação do projeto aos alunos. Escolha dos temas.
      Maio - Inscrições dos trabalhos: 10 a 17 de maio
      Junho - Orientação dos trabalhos e pesquisa bibliográfica nas normas da ABNT
      Julho - Apresentação e avaliação: 12 e 13

6 - SISTEMÁTICA OPERACIONAL

 6.1- DISTRIBUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAL ENVOLVIDO METAS AÇÕES E TAREFAS CORRESPONDENTES

      Margarida , Eurípedes e Mara Projeto Redação do projeto Coordenação Todo o pessoal Democratização e socialização Apreciação e modificações Supervisão Preparação e Organização da feira Inscrição Professores Orientação Acompanhamento alunos Mostra Montagem e Apresentação Professores Avaliação Avaliar o evento, atribuindo notas conforme ficha de avaliação Secretárias Convites e divulgação Escrita da Correspondência Serventes Limpeza da escola Alunos Limpeza Local do trabalho Após a desmontagem do trabalho, o local deve ser limpo pelos alunos.

7 - REGULAMENTO

      Tendo em vista as experiências anteriores e, o objetivo proposto, sente a necessidade de estabelecermos critérios para a participação do evento (Feira de conhecimentos)
 1. Da Participação e Composição das equipes:  Os participantes deverão organizar-se em equipes compostas por no máximo 5 (cinco) e no mínimo 3 (três) alunos. O professor orientador pode decidir outros critérios, desde que tenha participação de todos.  Cada equipe deverá inscrever um único projeto.

 2. Da Inscrição:
    • O período de inscrição iniciará em 10 de Maio de 2013 e finalizará em 17 de Maio de 2013
    • A inscrição de cada equipe deverá ser feita EXCLUSIVAMENTE pelo professor coordenador de cada turma através dos blogs: pedagogasalvina.blogspot.com e educadoraalice.blogspot.com.br
    • Não serão aceitas em hipótese alguma inscrições fora do prazo estipulado acima.
    • Na inscrição deverá estar registrado o material a ser usado, mesmo sendo providenciado pelo aluno, bem como o espaço ocupado pelo stand.
    • A escolha do tema e a elaboração do projeto são de inteira responsabilidade da equipe de alunos, no entanto, caso existam dúvidas, as mesmas poderão ser esclarecidas junto à equipe de professores orientadores responsáveis pelos projetos em cada turma, bem como da comissão organizadora;
    • Não serão aceitas alterações na composição das equipes e na temática dos projetos após cadastro da ficha de inscrição;

 3. Dos Projetos:
    • Basicamente, o projeto escolhido pelas equipes deve ampliar seus conhecimentos pessoais e aumentar sua capacidade de observar, especular, formular, experimentar, deduzir e chegar a conclusões.
    • Nenhum trabalho será aceito sem uma pesquisa bibliográfica realizada no período previsto.
    • A equipe deve eleger um projeto que possa terminar com êxito e que, ao mesmo tempo, esteja um pouco acima de seus conhecimentos atuais, para que ele o obrigue a exercitar plenamente suas faculdades.  
    • Cada equipe deverá escolher um tema relacionado com quaisquer áreas de conhecimento.
    • A escolha do tema é de inteira responsabilidade das equipes.
    • Os projetos deverão ser desenvolvidos a partir de experiências concretas, preferencialmente construídos com materiais de baixo custo ou recicláveis e deverão estar de acordo com o tema escolhido.
    • Para evitar transtornos, o material a ser emprestado pela escola, será controlado pela supervisora do turno, que fará o registro em uma ficha própria, de modo que o primeiro grupo a requisitá-lo, já exclui futuros empréstimos.
    • Uso de som e vídeo - Somente será permitido o uso de som e vídeo, após a apreciação do professor orientador e equipe coordenadora, constatada a necessidade dos mesmos.
    • Será vedado ao aluno o uso de: isopor, Spray, de qualquer produto tóxico, Fumar em público e exibir fetos em vidros.

 4. Da realização:
    • A Feira de Conhecimentos será realizada no dia 12/07/2013 - sexta-feira, na zona Rural e 13 /07/2013, sábado na cidade. no horário do respectivo turno, nas salas de aula e/ou quadras/pátios escolares.
    • Os alunos deverão estar uniformizados, podendo usar camiseta própria da feira, caso o aluno opte por ela. Será excluído do trabalho o aluno que se vestir fora do regulamento.
    • Será de responsabilidade do grupo a organização do local a ser apresentado os trabalhos, bem como, a responsabilidade com os materiais e limpeza ao final.

 5. Da avaliação dos trabalhos:
   • O valor a ser atribuído em nota para o bimestre será o valor da P1 do 3º bimestre
   • Os casos de indisciplina considerados graves, ocorridos na Feira de Conhecimentos, ou durante qualquer etapa do projeto, excluirá a participação , perdendo a nota ou conceito a ele destinado.
   • A avaliação dos projetos será feita tendo em vista alguns critérios, tais como:
       - Originalidade das ideias apresentadas;
       - Criatividade;
       - Inovação;
       - Qualidade científico-técnica da apresentação;
       - Qualidade estética da apresentação;
       - Participação e integração da equipe;
       - Higiene e limpeza do local.

ESCOLA ESTADUAL FREI LEOPOLDO DE CASTELNUOVO


PROJETO: “Todos contra a dengue” na Escola

JUSTIFICATIVA:

Considerando a realidade vivida pelos mineiros em decorrência do excessivo aumento nos casos de Dengue, a Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo utilizará  todos os recursos necessários para mobilizar toda a comunidade escolar e local em prol do movimento “Todos contra a Dengue” na Escola. A equipe dirigente em parceria com os educadores desenvolverão atividades em torno dessa temática, durante a semana, com culminância dos trabalhos realizados  no dia 12 de abril de 2013, sexta-feira, dia “Todos contra a Dengue” onde realizarão uma assembléia com toda a comunidade.
Serão promovidas atividades variadas em todos os turnos, enfatizando a necessidade de conscientização de todos para o enfrentamento do combate à Dengue.
           
OBJETIVO GERAL:

Estabelecer parceria com a comunidade escolar e local e desenvolver ações na busca de alternativas para a erradicação da Dengue no Estado de Minas Gerais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conscientizar toda a comunidade escolar e local sobre a dengue: seus sintomas, formas de prevenção, principais cuidados, etc. através de atividades variadas;
Realizar panfletagem no entorno da escola pelos alunos do turno matutino;
Incentivar  a criatividade do educando na realização de atividades lúdicas, de expressão corporal, musical e artística

RESULTADOS ESPERADOS:

Conscientização do maior número de pessoas da comunidade escolar e local sobre medidas de prevenção da Dengue.

DESENVOLVIMENTO
No período de 09 a 12 de abril de 2013, serão realizadas atividades variadas em torno na temática Dengue em todos os turnos da escola, de acordo com o cronograma abaixo:
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
MATUTINO

Turma

Responsáveis

Atividades
PROETI
Kelly, Gleyber e Frederico
Elaboração de um mural alusivo ao movimento “Todos contra a dengue”.
6º ao 9º ano
Rosangela, Elaine, Ivete, Jalma, Adriana
Realização de oficinas de leitura, produção de Textos, confecção de cartazes.
6º ao 9º ano e Ensino Médio
Wilza, Carla, Maria Teresa, Mayra
Exibição de vídeos acompanhada de reflexões.

6º ao 9º ano
Profissionais da Zoonose às 7:30 no dia 12/04
Apresentação de Peça teatral sobre a Dengue;

Alunos do Ensino Médio
Bruno, Ricardo, Carla, Reginaldo, Simone, Eurípedes, Giselle
Realização de panfletagem nas casas do entorno da escola, utilizando material distribuído pela Zoonose.
8º ano C
Marcus Felipe
Elaboração de maquete mostrando ambiente onde o mosquito pode se proliferar.
PROETI
Marcilene, Kelly, Gleyber

Confecção de mural sobre a dengue;
 Apresentação de peça teatral sobre a dengue.
8º ano
Rosangela

Apresentação de Rap;
VESPERTINO

Turma

Responsáveis

Atividades


Luciana Angélica

Postagem no blog da escola: aescolainterativa.blogspot.com das ações desenvolvidas no projeto.
2º ano

Sidneia e Salvina

Elaboração de um mural alusivo ao movimento “Todos contra a dengue”.

Profissionais da Zoonose às 13:00 do dia 12/04
Apresentação de Peça teatral sobre a Dengue;
1º ano
Jacqueline e Imaculada
Elaboração e apresentação de uma paródia da música A Casa
6º ao 9º ano
Vanice
Confecção de cartazes
7º ano
Cristina, Leandro
Preparar receita de repelente caseiro sobre a dengue;
Distribuição da receita de repelente;
Pesquisa e levantamento Estatístico de casos da dengue que ocorreram com os alunos e seus familiares
5º ano
Sabrina
Maria Auxiliadora
Confecção de cartazes sobre a Dengue;
Atividades do Almanaque Dengue: Edi & Gita em Aprenda a combater a dengue brincando;
 Apresentação do Melô do Mosquito da Dengue
3º ano
4º ano
Maria Alice
Beatriz,
Maria Helena e Maria Angélica
Exibição de filme e slides sobre a dengue;
Leitura de poesia;
Montagem de cenário representando o foco de proliferação da dengue.
Apresentação do Jogral – Cordel da dengue
7º ano
Zélia
Apresentação de uma paródia da música Se essa rua fosse minha;
Apresentação de poesia
6º ano

Zélia
Apresentação de rap da dengue.
7º ano
Sandra Gabriel
Apresentação da música: O Mosquito da Dengue
NOTURNO

Turma

Responsáveis

Atividades
2º EJA Médio A e B
Professores da turma
Confecção de Cartazes, pesquisas e mosaico alusivos ao tema.
2º ano C

Ana Alice
Realização de pesquisas e cartazes;
Montagem do vídeo: Proliferação e Combate à Dengue.

Íris
Distribuição de panfletos e adesivos para a comunidade;
3º ano C

Professores da turma
Elaboração de maquete representando um ambiente com foco da Dengue aproveitando as aulas de geometria espacial
1º EJA F, 2º EJA F, 3º EJA F
Professores da turma

Realização de pesquisas e confecção de livrinho sobre a dengue.
1º EJA A e B
Professores da turma

Pesquisa e amostra de repelentes naturais contra a proliferação das larvas;

Ilma
Exibição de vídeos sobre a Dengue: Sintomas, Combate e proliferação
      
CULMINÂNCIA:

Data: 12 de abril de 2013 – “Todos contra a Dengue”
Horário: 7:30 às 22:00
Atividades:
Haverá apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos e parceiros da escola durante todo o dia;
Realização de panfletagem pelos alunos do ensino médio matutino;
Distribuição de panfletos e adesivos para os pais e ou responsáveis que comparecerem na escola.

RECURSOS UTILIZADOS:

Humanos:
Equipe Dirigente, Supervisoras, professores, funcionários, alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, pais e pessoas da comunidade;
Materiais:
Papéis variados, cartolinas, textos variados, cartazes, panfletos e adesivos fornecidos pela Zoonose; pincéis, etc.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

As atividades realizadas serão acompanhadas e avaliadas pela equipe dirigente e educadores com vista ao alcance dos objetivos propostos. Serão avaliados os níveis de participação e envolvimento dos alunos na realização e apresentação dos trabalhos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

            Aprenda a combater a dengue brincando/Secretaria de Estado de Saúde. 5ª Ed. Belo Horizonte, 2011 (Coleção Educação para a Saúde)
      SECCO, Patrícia Engel. O Voluntário da Saúde – Dengue nunca mais! Ed. Boa Companhia. Ministério da Saúde.
            www.denguetemqueacabar.com.br

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