ESCOLA ESTADUAL FREI LEOPOLDO DE CASTELNUOVO
PROJETO FEIRA DE CONHECIMENTOS 2013
TEMA: Livre
EQUIPE RESPONSÁVEL:
Escola Celina: Mara
Escola Maria Carolina: Wilza
Escola Maria Carolina: Wilza
Escola Totonho: Ivete, Ana Alice
Escola Frei Leopoldo Matutino: Salvina/AdrianaCerqueira
Escola Frei Leopoldo Vespertino: Luisa, Cristina
Escola Frei Leopoldo Noturno: Adriana, Margarida
A Feira de Conhecimentos, já tradicionalmente realizada na Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo, é de caráter interdisciplinar, deixando livre para o aluno e seus professores orientadores a escolha do tema, dentro das diversas áreas de conhecimento, e o trabalho a ser apresentado, afim de que possam mostrar neste espaço, a sua capacidade criativa, bem como, manifestar suas preferências curriculares. Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas fornecem uma sólida base, porém, assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender Matemática temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo ocorre com as ciências, português, entre outras áreas. Assim, a Escola amplia a oferta de saberes, sonda aptidões, descobre talentos, com total amplitude de opções.
2 - FINALIDADE
Diante da necessidade de ampliar a concepção de Educação apontada no Art. 1º da LDB 9394/96 , parecer 05/97, de que a “escola não é o único lugar de conhecimento” , e entendendo que a educação é um processo formativo que se desenvolve durante toda a vida e que se dá na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, movimentos sociais e outros. A Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo abre este espaço para oportunizar maior liberdade na busca de conhecimentos , bem como expressá-los.
3 - OBJETIVOS GERAIS
3-1- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe
3-2- Propiciar o prazer de estudar e de construir o seu próprio conhecimento
3.3- Promover a troca de conhecimentos
3.4- Estimular o espírito da investigação científica
3.5- Formar alianças entre Escola/ família/ Comunidade.
3.6- Descobrir e conduzir lideranças
3.7- Despertar o espírito da autocrítica sem autopunição
3.8 Desenvolver a capacidade de criar, fazer inovações, produzir novos trabalhos
3.9 Mostrar a toda a comunidade os valores e o potencial dos educandos.
3.10 Realizar pesquisas de campo.
3.11 Descobrir talentos
3.12 Desenvolver a capacidade inventiva e investigativa para despertar vocações
4 - ABRANGÊNCIA
O projeto abrange as quatro unidades escolares Frei Leopoldo e toda a comunidade escolar conforme cronograma e sistemática operacional abaixo.
5 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Abril - Apresentação do projeto ao pessoal docentes e técnico-administrativos . Apreciação e modificações. Apresentação do projeto aos alunos. Escolha dos temas.
Maio - Inscrições dos trabalhos: 10 a 17 de maio
Junho - Orientação dos trabalhos e pesquisa bibliográfica nas normas da ABNT
Julho - Apresentação e avaliação: 12 e 13
6 - SISTEMÁTICA OPERACIONAL
6.1- DISTRIBUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAL ENVOLVIDO METAS AÇÕES E TAREFAS CORRESPONDENTES
Margarida , Eurípedes e Mara Projeto Redação do projeto Coordenação Todo o pessoal Democratização e socialização Apreciação e modificações Supervisão Preparação e Organização da feira Inscrição Professores Orientação Acompanhamento alunos Mostra Montagem e Apresentação Professores Avaliação Avaliar o evento, atribuindo notas conforme ficha de avaliação Secretárias Convites e divulgação Escrita da Correspondência Serventes Limpeza da escola Alunos Limpeza Local do trabalho Após a desmontagem do trabalho, o local deve ser limpo pelos alunos.
7 - REGULAMENTO
Tendo em vista as experiências anteriores e, o objetivo proposto, sente a necessidade de estabelecermos critérios para a participação do evento (Feira de conhecimentos)
1. Da Participação e Composição das equipes: Os participantes deverão organizar-se em equipes compostas por no máximo 5 (cinco) e no mínimo 3 (três) alunos. O professor orientador pode decidir outros critérios, desde que tenha participação de todos. Cada equipe deverá inscrever um único projeto.
2. Da Inscrição:
• O período de inscrição iniciará em 10 de Maio de 2013 e finalizará em 17 de Maio de 2013
• A inscrição de cada equipe deverá ser feita EXCLUSIVAMENTE pelo professor coordenador de cada turma através dos blogs: pedagogasalvina.blogspot.com e educadoraalice.blogspot.com.br
• Não serão aceitas em hipótese alguma inscrições fora do prazo estipulado acima.
• Na inscrição deverá estar registrado o material a ser usado, mesmo sendo providenciado pelo aluno, bem como o espaço ocupado pelo stand.
• A escolha do tema e a elaboração do projeto são de inteira responsabilidade da equipe de alunos, no entanto, caso existam dúvidas, as mesmas poderão ser esclarecidas junto à equipe de professores orientadores responsáveis pelos projetos em cada turma, bem como da comissão organizadora;
• Não serão aceitas alterações na composição das equipes e na temática dos projetos após cadastro da ficha de inscrição;
3. Dos Projetos:
• Basicamente, o projeto escolhido pelas equipes deve ampliar seus conhecimentos pessoais e aumentar sua capacidade de observar, especular, formular, experimentar, deduzir e chegar a conclusões.
• Nenhum trabalho será aceito sem uma pesquisa bibliográfica realizada no período previsto.
• A equipe deve eleger um projeto que possa terminar com êxito e que, ao mesmo tempo, esteja um pouco acima de seus conhecimentos atuais, para que ele o obrigue a exercitar plenamente suas faculdades.
• Cada equipe deverá escolher um tema relacionado com quaisquer áreas de conhecimento.
• A escolha do tema é de inteira responsabilidade das equipes.
• Os projetos deverão ser desenvolvidos a partir de experiências concretas, preferencialmente construídos com materiais de baixo custo ou recicláveis e deverão estar de acordo com o tema escolhido.
• Para evitar transtornos, o material a ser emprestado pela escola, será controlado pela supervisora do turno, que fará o registro em uma ficha própria, de modo que o primeiro grupo a requisitá-lo, já exclui futuros empréstimos.
• Uso de som e vídeo - Somente será permitido o uso de som e vídeo, após a apreciação do professor orientador e equipe coordenadora, constatada a necessidade dos mesmos.
• Será vedado ao aluno o uso de: isopor, Spray, de qualquer produto tóxico, Fumar em público e exibir fetos em vidros.
4. Da realização:
• A Feira de Conhecimentos será realizada no dia 12/07/2013 - sexta-feira, na zona Rural e 13 /07/2013, sábado na cidade. no horário do respectivo turno, nas salas de aula e/ou quadras/pátios escolares.
• Os alunos deverão estar uniformizados, podendo usar camiseta própria da feira, caso o aluno opte por ela. Será excluído do trabalho o aluno que se vestir fora do regulamento.
• Será de responsabilidade do grupo a organização do local a ser apresentado os trabalhos, bem como, a responsabilidade com os materiais e limpeza ao final.
5. Da avaliação dos trabalhos:
• O valor a ser atribuído em nota para o bimestre será o valor da P1 do 3º bimestre
• Os casos de indisciplina considerados graves, ocorridos na Feira de Conhecimentos, ou durante qualquer etapa do projeto, excluirá a participação , perdendo a nota ou conceito a ele destinado.
• A avaliação dos projetos será feita tendo em vista alguns critérios, tais como:
- Originalidade das ideias apresentadas;
- Criatividade;
- Inovação;
- Qualidade científico-técnica da apresentação;
- Qualidade estética da apresentação;
- Participação e integração da equipe;
- Higiene e limpeza do local.
ESCOLA ESTADUAL FREI LEOPOLDO DE CASTELNUOVO
PROJETO: “Todos
contra a dengue” na Escola
JUSTIFICATIVA:
Considerando a realidade vivida pelos mineiros em
decorrência do excessivo aumento nos casos de Dengue, a Escola Estadual Frei
Leopoldo de Castelnuovo utilizará todos
os recursos necessários para mobilizar toda a comunidade escolar e local em
prol do movimento “Todos contra a Dengue” na Escola. A equipe dirigente em
parceria com os educadores desenvolverão atividades em torno dessa temática,
durante a semana, com culminância dos trabalhos realizados no dia 12 de abril de 2013, sexta-feira, dia
“Todos contra a Dengue” onde realizarão uma assembléia com toda a comunidade.
Serão promovidas atividades variadas em todos os
turnos, enfatizando a necessidade de conscientização de todos para o
enfrentamento do combate à Dengue.
OBJETIVO
GERAL:
Estabelecer parceria com a comunidade escolar e
local e desenvolver ações na busca de alternativas para a erradicação da Dengue
no Estado de Minas Gerais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Conscientizar
toda a comunidade escolar e local sobre a dengue: seus sintomas, formas de
prevenção, principais cuidados, etc. através de atividades variadas;
Realizar
panfletagem no entorno da escola pelos alunos do turno matutino;
Incentivar a criatividade do educando na realização de
atividades lúdicas, de expressão corporal, musical e artística
RESULTADOS
ESPERADOS:
Conscientização
do maior número de pessoas da comunidade escolar e local sobre medidas de
prevenção da Dengue.
DESENVOLVIMENTO
No
período de 09 a 12 de abril de 2013, serão realizadas atividades variadas em
torno na temática Dengue em todos os turnos da escola, de acordo com o
cronograma abaixo:
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
MATUTINO
|
||
Turma
|
Responsáveis
|
Atividades
|
PROETI
|
Kelly, Gleyber e Frederico
|
Elaboração
de um mural alusivo ao movimento “Todos contra a dengue”.
|
6º ao 9º ano
|
Rosangela, Elaine, Ivete, Jalma,
Adriana
|
Realização de oficinas de leitura, produção de
Textos, confecção de cartazes.
|
6º ao 9º ano e Ensino Médio
|
Wilza, Carla, Maria Teresa,
Mayra
|
Exibição de vídeos acompanhada de reflexões.
|
6º ao 9º ano
|
Profissionais da Zoonose às 7:30 no dia 12/04
|
Apresentação
de Peça teatral sobre a Dengue;
|
Alunos do Ensino Médio
|
Bruno, Ricardo, Carla,
Reginaldo, Simone, Eurípedes, Giselle
|
Realização de panfletagem nas casas do entorno da
escola, utilizando material distribuído pela Zoonose.
|
8º ano C
|
Marcus Felipe
|
Elaboração de maquete mostrando ambiente onde o
mosquito pode se proliferar.
|
PROETI
|
Marcilene, Kelly, Gleyber
|
Confecção de mural sobre a dengue;
Apresentação de peça teatral sobre a dengue.
|
8º ano
|
Rosangela
|
Apresentação de Rap;
|
VESPERTINO
|
||
Turma
|
Responsáveis
|
Atividades
|
Luciana Angélica
|
Postagem
no blog da escola: aescolainterativa.blogspot.com
das ações desenvolvidas no projeto.
|
|
2º ano
|
Sidneia e Salvina
|
Elaboração
de um mural alusivo ao movimento “Todos contra a dengue”.
|
Profissionais da Zoonose às 13:00 do dia 12/04
|
Apresentação
de Peça teatral sobre a Dengue;
|
|
1º ano
|
Jacqueline e Imaculada
|
Elaboração
e apresentação de uma paródia da música A Casa
|
6º ao 9º ano
|
Vanice
|
Confecção
de cartazes
|
7º ano
|
Cristina, Leandro
|
Preparar
receita de repelente caseiro sobre a dengue;
Distribuição
da receita de repelente;
Pesquisa
e levantamento Estatístico de casos da dengue que ocorreram com os alunos e
seus familiares
|
5º ano
|
Sabrina
Maria Auxiliadora
|
Confecção
de cartazes sobre a Dengue;
Atividades
do Almanaque Dengue: Edi & Gita em Aprenda a combater a dengue brincando;
Apresentação do Melô do Mosquito da Dengue
|
3º ano
4º ano
|
Maria Alice
Beatriz,
Maria Helena e Maria Angélica
|
Exibição
de filme e slides sobre a dengue;
Leitura
de poesia;
Montagem
de cenário representando o foco de proliferação da dengue.
Apresentação
do Jogral – Cordel da dengue
|
7º ano
|
Zélia
|
Apresentação
de uma paródia da música Se essa rua fosse minha;
Apresentação
de poesia
|
6º ano
|
Zélia
|
Apresentação
de rap da dengue.
|
7º ano
|
Sandra Gabriel
|
Apresentação
da música: O Mosquito da Dengue
|
NOTURNO
|
||
Turma
|
Responsáveis
|
Atividades
|
2º EJA Médio A e B
|
Professores da turma
|
Confecção
de Cartazes, pesquisas e mosaico alusivos ao tema.
|
2º ano C
|
Ana Alice
|
Realização
de pesquisas e cartazes;
Montagem
do vídeo: Proliferação e Combate à Dengue.
|
Íris
|
Distribuição
de panfletos e adesivos para a comunidade;
|
|
3º ano C
|
Professores da turma
|
Elaboração
de maquete representando um ambiente com foco da Dengue aproveitando as aulas
de geometria espacial
|
1º EJA F, 2º EJA F, 3º EJA F
|
Professores da turma
|
Realização
de pesquisas e confecção de livrinho sobre a dengue.
|
1º EJA A e B
|
Professores da turma
|
Pesquisa
e amostra de repelentes naturais contra a proliferação das larvas;
|
Ilma
|
Exibição
de vídeos sobre a Dengue: Sintomas, Combate e proliferação
|
CULMINÂNCIA:
Data: 12 de abril de 2013 – “Todos contra a Dengue”
Horário: 7:30 às 22:00
Atividades:
Haverá
apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos e parceiros da escola
durante todo o dia;
Realização
de panfletagem pelos alunos do ensino médio matutino;
Distribuição
de panfletos e adesivos para os pais e ou responsáveis que comparecerem na
escola.
RECURSOS UTILIZADOS:
Humanos:
Equipe Dirigente, Supervisoras,
professores, funcionários, alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, pais
e pessoas da comunidade;
Materiais:
Papéis variados, cartolinas,
textos variados, cartazes, panfletos e adesivos fornecidos pela Zoonose; pincéis,
etc.
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
As atividades realizadas
serão acompanhadas e avaliadas pela equipe dirigente e educadores com vista ao
alcance dos objetivos propostos. Serão avaliados os níveis de participação e
envolvimento dos alunos na realização e apresentação dos trabalhos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Aprenda a combater a dengue brincando/Secretaria de
Estado de Saúde. 5ª Ed. Belo Horizonte, 2011 (Coleção Educação para a Saúde)
SECCO, Patrícia Engel. O Voluntário da Saúde – Dengue
nunca mais! Ed. Boa Companhia. Ministério da Saúde.
www.denguetemqueacabar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário